segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Receita: massa de pizza do Papai

Pizza de 1/2 atum e 1/2 milho com borda de requeijão!!

Esta receita de massa de pizza eu conheço desde criança, quando meu pai fazia pizzas deliciosas (ainda faz) e ficávamos esperando ansiosos pra comer.

Depois que cresci, perguntei como ele fazia e anotei tudo num pedacinho de papel, mas na primeira tentativa há anos atrás não deu muito certo e guardei no meu caderno de receitas. Ontem resolvi tentar novamente e ficou ótima!! Por isso, compartilho aqui com vocês!!

Um detalhe interessante é que essa massa não leva ovo e nem leite, então vegetarianos podem utilizá-la com recheios do seu gosto!! Basta retirar o queijo (apesar de ser o segredo de uma boa pizza!) e  os ingredientes de origem animal. Dá pra fazer com milho, rúcula com tomate seco, brocólis, banana e canela, morango e leite condensado de soja, etc.

Ah! E a massa também pode ser utilizada para fazer calzone (pizza fechada)!! Fica uma delícia!!

Ingredientes:

Massa - rende 5 discos finos médios
 
-3 copos de farinha de trigo
-1 colher de sopa de açúcar
-2 pacotinhos de fermento biológico (de pão)
-1/2 colher de sopa de sal (ou a gosto)
-1/2 copo de óleo
-1 copo de água morna


Modo de preparo

Passo 1: Colocar todos os ingredientes secos numa tigela e misturar. Acrescentar o óleo e a água morna. Misturar um pouco com uma espátula e depois com as mãos (higienizadas) até ficar homogênea e desgrudar totalmente da tigela. 'Jogar/lançar/bater' a massa dentro da tigela. (como se estivesse tacando uma bola na parede) Reservar.

Passo 2: Higienizar uma superfície lisa (mesa de vidro ou pedra) com esponja e detergente e depois com álcool. Salpicar um pouco de farinha de trigo. Pegar um pouco da massa em forma de bola e espalhar gradativamente com um 'rolo de macarrão'. Dica: passe o rolo em cada 'lado' da massa um pouquinho de cada vez e ela vai se expandindo em forma de disco. (A espessura fica a gosto de cada pessoa. Aqui ela ficou bem fininha) Reserve.

Passo 3: Pegue uma forma de pizza (ou a que tiver) e salpique um pouco de farinha de trigo. Com cuidado erga a massa e coloque sobre a forma, ajustando as sobras com as mãos ou cortando com faca se necessário. Coloque a massa em forno pré-aquecido em baixa temperatura e retire quando a massa estiver levemente dourada por baixo. Dica: Se quiser fazer borda de catupiry (ou requeijão, queijo cheddar e até chocolate) basta colocar próximo a borda do disco e fechar com as mãos.
 

Passo 4: Para fazer o 'recheio', coloque molho de tomate (pronto ou caseiro), queijo mussarela (ou outros, se desejar) e os ingredientes do sabor escolhido. Coloque no forno pré-aquecido em temperatura média e retire quando estiver com o queijo derretido e a massa dourada. Sirva e deguste!!

Obs.: Esta receita rende 5 discos finos de pizza. 
Se quiser fazer menos massa, basta diminuir a proporção de cada ingrediente OU também dá pra congelar só a massa pré-aquecida ou a pizza montada!!

Dica: Para fazer o molho caseiro (5 discos) basta refogar 1 cebola em manteiga (ou margarina ou azeite), acrescentar 4 tomates picados, um pouco de manjericão (tempero pronto), sal a gosto e meio copo de água. Mexa para não grudar e quando o tomate estiver desmanchado, acrescente um pouco de ketchup (2 c.s.) OU molho pronto (1/2 copo) OU 1c.s. de polpa de tomate. Assim que o molho estiver consistente e borbulhando, mexa, desligue e reserve. Para os recheios, se for portuguesa: coloque presunto (ou peito de peru), ovo cozido picadinho, azeitona, rodelas de cebola e óregano. Se for de calabresa: coloque rodelas finas de calabresa, azeitonas, rodelas de cebola e óregano. Se for de atum: coloque os pedacinhos de atum, rodelas de cebola e óregano. Se for de milho: coloque milho e óregano. (Se quiser catupiry) E se for de chocolate: Deixe a massa bem crocante e depois coloque leite condensado e chocolate ralado por cima. Retire assim que ele derreter. Parece um biscoito!! Delícia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário