segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Café da tarde vegano bem especial!


Ontem foi aniversário dessa mocinha aí! E eu tinha o seguinte desafio: preparar um super café da tarde vegano bem especial, com guloseimas e delícias para minha visita aniversariante, sem conter nada de origem animal (carne, leite e ovo!)

Eu realmente adoro fazer as minhas visitinhas se sentirem especiais, e diferente de outras pessoas, adoro o desafio de preparar uma refeição vegetarina (ou vegana!)

Infelizmente a maioria das pessoas não é compreensiva, costuma ridicularizar vegetarianos ou achar um incômodo tê-lo como visita. "Ah! Coloca que a pessoa nem vai perceber!" Vai sim! 

Quando se perde alguns hábitos alimentares, o corpo se adapta apenas a determinados alimentos, e se um vegetariano consumir alguma coisa de origem animal, mesmo sem saber, simplesmente passa muito mal e fica com intoxicação alimentar! Eu já presenciei mais de 5 pessoas amigas nessa situação! Carne batida escondida em molhos; queijo no espeto que ficou embaixo da carne; espetinhos de legumes perto de carnes; etc! Não é legal!!

Não sou vegetariana, mas sou simpatizante da causa! Acho bacana o que os vegetarianos pensam e também acho que são todos muito corajosos por escolher restringir seu cardápio por uma causa tão nobre. Tenho certeza que não é fácil fazer essa escolha na vida e admiro mesmo!!

O mais fácil e muito comum é apontar as fragilidades de um vegetariano (ou vegano), mas como disse minha amiga 'o mundo não é vegano'! Então sobreviver a ele não é tão simples!!

Dito isto, todo esse meu esforço é também para essa pessoa especial na minha vida. A amiga mais antiga, que me conhece muito bem, desde os 10 anos de idade, numa amizade intensa, que atravessou fases, distanciamentos, aproximações, delicadezas, vivências, emoções, tristezas e muitas alegrias. Temos tanta afinidade, mas temos também muitas diferenças! Uma capricorniana e uma canceriana só poderiam se complementar, se ensinar, se 'bicar'!! hahaha


O que importa é o que sempre fica, os eternos recomeços, erros e acertos, as boas risadas e conversas, e a certeza de que o tempo passa, as coisas mudam, mas algumas pessoas ficam!!

A Ana é uma mocinha muito inteligente, esperta, discreta, engraçada, bonita, cuidadosa, vaidosa, divertida. Tem bom gosto, curte cinema como eu, adora conversar, é observadora, mimosa e doce. Ela faz o possível para se manter estável e segura, como toda capricorniana, mas como qualquer pessoa, também desaba. É uma 'teacher' muito competente, determinada e estudiosa! Está louca pra fazer mestrado! (hahaha) E é uma pessoa muito forte, que segura a barra mesmo, e como ninguém, sabe o que isso significa! 

Tua vida não foi fácil, garota! Essa é uma das nossas afinidades!! Mas jamais esqueça a guerreira que você é, ok?! Não és perfeita mesmo. Ninguém é! Que bom! Somos 'além do bem e do mal'!! Defendes os animais, e quando fofocamos, destilamos 'veneninho'! hahaha E daí?!

Que esta seja minha singela homenagem ao teu aniversário!! Aos teus orgulhosos 30 anos!! De idas e vindas, amores e desamores, desafios e vitórias!! =D

E agora.... para aqueles simpatizantes ou participantes da causa 'vegana', segue o singelo cardápio que fiz, na tentativa de agradar uma pessoa especial num dia bem especial!!

 
Com a dificuldade de encontrar produtos sem leite ou ovos nos ingredientes (leio todos os rótulos),  descobri que o pão de trigo é feito de farinha de trigo e água, e minha amiga vegana consome o benedito com geléias!!! Iupi!

Então fiz combinações diferentes com o pão de forma e pão de trigo. Fiz mini-sanduíches de rúcula com patê de tomate seco, decorados com rodelinhas de tomate-cereja; mini-sanduíches de patê de azeitona com alface, decorados com rodelinhas de azeitona. 

Obs.: Estes patês são comprados prontos no supermercado e podem ser misturados com maionese para visitas não-veganas! hehehehe =)


Com o pão de trigo fiz torradas salpicadas com azeite, óregano e rodelinhas de tomate-cereja; e as famosas torradas de banana salpicadas com canela e açúcar!! A Ana adorou a receita com banana e vai repetir em casa!!
 

Para beber: café preto fresquinho e suco de maracujá geladinho!!! E balões rosas não poderiam faltar, além dos mimos de aniversário, claro!!! =)


Novas receitas estão sendo estudadas, mas tudo tem um começo! hehehe =)
Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário