terça-feira, 31 de julho de 2012

Era uma vez o Bar do Pida!


Esta é minha singela homenagem ao inesquecível "Bar do Pida", localizado na pracinha Santos Dumont da Trindade, demolido hoje e que ficará pra sempre na memória de qualquer estudante da UFSC!!!!! Foram incontáveis trotes, trucos, papos, cervejas e amizades feitas nas manhãs/tardes/noites de "não-aulas" da UFSC.

 

 Ingressei na Universidade em 2003, com 18 anos, para cursar Comunicação e Expressão Visual, curso que agora se chama Design Gráfico, e foi no trote que conheci o bar mais querido da Trindade, o Bar do Pida.


Um quiosque pequeno, com mesas de plástico e que conseguia acolher calouros e veteranos, e servir uma cerveja gelada, geralmente comprada com sufoco de estudante ou moedinhas arrecadadas no trote. Os banheiros não eram um "luxo" (elogio!), mas davam pro gasto (depois de muita cerveja, claro)! O pior mesmo eram as imensas filas, mas ainda bem que os meninos são mais rápidos!! hahahaha


Os lanches não eram muito confiáveis, mas na hora da fome, a frescura ficava de lado. E aquela "imensa" praça, que abrigava o tal Pida, foi terreno de muita amizade feita, muita pegação, chaveco e 'pt total'. Foi também lugar de fazer trabalho, matar aula, jogar conversa fora, namorar e jogar partidas de truco. Tudo sempre regado com uma cervejinha gelada ou vinho de garrafão lá do Comper! E "marofa"...sempre tinha, né?! hehehehe



Happy Hours, trotes dos cursos da UFSC, encontros de grupo de trabalho, roda de música, papos cabeça, bebedeira, muita coisa rolava por ali! Não finalizei o curso de Design, mas transferi minha matrícula para o Curso de Cinema e a saga continuou. Nosso trote/bebedeira do Curso de Cinema também rolou no Pida, debaixo de forte chuva e depois fomos para o Quebra-Gelo, point da galera do cinema! (além do tal Vasquinho)


E por mais, que agora formada, não estivesse mais frequentando o espaço e ele nem funcionasse há meses, pensar que ele não existe mais é um pouco triste. Parece um indício de que o tempo "corre" ainda mais depressa e que minha juventude "escorre" pelas "mãos". Talvez por ser o primeiro prédio demolido, símbolo da minha vida estudantil, o sentimento de perda e nostalgia seja maior. Sentimento que invade a memória e fala de nossos pais e ainda mais de nossos avós. Ruas que desaparecerão, prédios que serão demolidos e novos construídos, objetos que deixarão de existir, expressões e costumes que darão lugar aos novos....sinais do tempo, que não perdoa e só nos dá a chance de inventar novos finais da história!

O famoso Bar do Pida não pertencerá às memórias das próximas gerações, não será mais o point dos trotes e ficará apenas como uma lembrança das minhas (e de muitos outros ex e estudantes da UFSC e agregados) aventuras juvenis. 
 

Mas mudanças não são de todo ruim, no lugar do bar, espera-se revitalização e renovação, portanto sua demolição pode representar um precioso ritual de passagem para todos aqueles que de alguma forma terão o bar apenas como uma querida e boa (ou devassa!!) lembrança! Um brinde ao novo! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário