segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sem desperdícios no casamento!!

Quando se começa uma vida a dois, é super importante fazer um bom planejamento e buscar soluções para evitar o desperdício. Sem esse planejamento, muita comida que podia ser melhor aproveitada, acaba parando no lixo e muitas vezes o barato, acaba saindo caro.


Não é de agora que tenho desempenhado algumas tarefas domésticas, normal quando se tem o próprio lar ou no mínimo, certa independência. Por isso, trago algumas dicas que usamos no nosso dia-dia e que são ótimas soluções para evitar o desperdício.

Quando o assunto é comida:


LEITE é um líquido bastante consumido, porém com pouca durabilidade, cerca de 2 ou 3 dias. Geralmente vendido na quantidade de 1L, serve cerca de 5 copos ou mais, quando misturado com café. Se somos em dois e apenas um consome determinada quantidade, é quase certo que irá sobrar uma quantia razoável que provavelmente irá para o lixo.

Existem 2 soluções para evitar o desperdício.


1. Já existe no mercado, caixinhas com 500ml, por cerca de R$1,20, relativamente mais caras, se for feita comparação, mas se for considerado o que é jogado fora, fica elas por elas, certo?!

2. Leite em pó é uma boa saída, quando se bebe pouco leite. Ele substitui tranquilamente o leite líquido e é oferecido em várias opções. O leite Ninho, por exemplo, custa cerca de R$ 8,00, mas dura mais de 1 mês por aqui! Já fiz até molho branco e fica delicioso!!



Falando de leite, outro líquido extremamente consumido nos lares do Brasil é o CAFÉ.

E quem não gosta de um cafézinho passado na hora, né?! Mas com 2 ou mais colheres no coador, e mesmo sendo um café forte, fica díficil render somente 1 ou 2 xícaras. Dito e feito. Sempre sobra e vai bastante fora. Por essa razão, adotamos o café solúvel, tanto no escritório, onde o André fica mais tempo sozinho, como também aqui em casa, já que eu não sou de tomar muito café. Não é tão gostoso e barato quanto o café em pó, mas é tão bom quanto, rende muito mais e é servido em porção individual. Vale a pena!


FRUTAS são super desperdiçadas, quando não se faz um bom planejamento. Muita gente compra em excesso (ou pra bonito) e acaba jogando quase tudo fora. O ideal é comprar frutas em pouca quantidade e que o casal goste de consumir. Aqui comemos mamão ou banana amassada com aveia de manhã, no intervalo da aula ou quando saímos apurados pro trabalho goiaba em rodelas enrolam a fome, e quando sobra um pouquinho de tudo, faço uma salada de fruta. Basta maçã, banana, mamão e suco de laranja para comer uma seleção de frutas bem gostosa! E é super saudável!

Depois do leite, café e frutas, não poderia deixar de falar do PÃO, item essencial em qualquer mesa de café da manhã ou da tarde. Fatiado ou de trigo, é comum vermos quantidades razoáveis serem desperdiçadas, por serem comprados em excesso, mesmo durando 1 dia fresco ou no máximo 2 dias, já dormido. Por isso, aqui em casa, geralmente temos o pão fatiado, se possível comprado numa quantidade menor, que vira pizza de pão se não é totalmente aproveitado dentro do prazo de validade.


Outra dica é colocar na geladeira para estender o prazo de validade. Mas se o pão de trigo for a preferência, as sobras podem virar torradas e serem guardadas em potes de vidro, onde duram por bastante tempo! Precisando, as torradas viram farinha de rosca. É simples, dica antiga, mas tem gente que ainda prefere jogar o que sobra fora!

Nem sempre dá pra cozinhar aqui em casa, mas é comum sobrar alguma coisa, quando o cardápio inclui arroz, carne ou salada. Minha dica é reunir essas sobrinhas, refogar uma cebola e temperinho verde, juntar tudo com água e fazer uma bela SOPA. Se a sobra for de feijão, misturando macarrão, vira uma gostosa minestra. Se a sobra for arroz e alguma carninha de frango, junte batatas, cenouras e outros legumes, que vira uma canjinha. Rende várias porções, mas pode ser congelada ou renovada, quando batida no liquidificador. O toque final é arrumar uma mesa bem bonita, cortar um temperinho verde fresco, e salpicar a sopa com queijo ralado. com vinho, vira uma refeição bem romântica nesses dias frios de outono!!

Um comentário: