segunda-feira, 23 de maio de 2011

Receita: torta fria de atum

Sei que não é nenhuma novidade, mas esta receita eu aprendi com minha mãe e avó materna. Nada de Ana Maria Braga, livros ou dicas de fulana e cicrana. E é super fácil de fazer!!

Depois de anos apreciando variados sabores em alguns aniversários da vovó e observar minha mãe fazendo (faz tempão!), já adolescente me arrisquei algumas vezes em fazer, mas foi agora, na vida de casada, que meus dotes culinários se aprimoraram!


Torta fria de atum

Ingredientes:

1 pacote de pão fatiado (normal ou integral)
1 lata de atum (em pedaços)
1/2 cebola picadinha
1 pote de maionese
1/2 vidro de palmito
1 lata de ervilha
fatias de queijo
pedacinhos de cenoura crua
temperinho verde picadinho

Obs.: O pão fatiado pode ser vendido pronto ou você pode tirar a casca. Nesta receita eu usei pão integral e tirei toda casca. Depois ela pode ser aproveitada para fazer torradas e ser transformada em farinha de rosca.

Passo 1:
Separar uma forma para acomodar o pão fatiado. Não use a bunda, pois a fatia é muito dura. Num refratário coloque as fatias até cobrir totalmente o fundo. Se necessário, despedace o pão e vá cobrindo os buraquinhos que sobrarem. Separe as fatias restantes para cobrir o recheio.

Passo 2:
Misture a cebolinha e o temperinho verde picados com o atum e a maionese até formar um patê.
Cubra as fatias do refratário, espalhando o patê por toda a base. Acrescente fatias de queijo se desejar (como um sanduíche) e em seguida, cubra todo o recheio com as outras fatias de pão.

Passo 3:
Misture ervilha e maionese até formar um patê. Cubra a segunda camada de fatias de pão, espalhando por toda superfície. Decore com pedacinhos de cenoura, salsinha e fatias finas de palmito.

Você pode servir em temperatura ambiente ou pode deixar na geladeira para servir bem geladinho!! E os recheios podem variar com frango desfiado, patê de presunto, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário