terça-feira, 12 de julho de 2011

Oito dicas para afastar o mau humor no inverno

Navegando pela web, encontrei essa matéria bacana para encarar dias gelados com mais disposição! Dei uma adaptada em alguns itens e fiz alguns comentários sobre cada um deles.

por Laura Tavares

Sair das cobertas quentes logo cedo e ficar constantemente com o nariz entupido são alguns dos motivos que levam as pessoas a ficarem de mau humor no inverno. Segundo a psicóloga Denise Pará Diniz, especializada em terapia comportamental, essa "depressão sazonal" é, de certa forma, inevitável, uma vez que nosso humor está intimamente ligado à luminosidade solar. Apesar dessa situação, há dicas práticas para que a estação mais fria do ano seja mais prazerosa. Confira oito delas:

1. Acorde motivado

Em vez de imaginar como seria bom se você tivesse mais cinco minutinhos de sono, imagine que algo incrível pode acontecer naquele dia. É em datas comuns que boas oportunidades aparecem. Mais do que isso, pense que vale a pena viver. Cada dia traz uma nova oportunidade para vivenciar experiências produtivas, observa a psicóloga Denise.


Obs.: É difícil se render, mas sempre que consigo, peço para o meu marido não sair sem me chamar, (eu desligo o despertador, então não adianta muito), levanto, preparo café para tomarmos juntos, arrumo a cama, checo e-mails, redes sociais e blogs, e tento me organizar nas tarefas do dia. Quando não se tem horário fixo de aula e trabalho, como é o meu caso, é essencial organizar o tempo. Um dia bem produtivo em casa é quando consigo fazer leituras, escrever, trabalhar, postar no blog, ajeitar a casa e preparar refeições rápidas e saudáveis!

2. Não caia na tentação de hibernar

Muitas pessoas se deixam vencer pela preguiça que acompanha o frio e cancelam compromissos com amigos e parentes. Entretanto, como alerta Denise, "manter o convívio social é extremamente importante não só para levantar o ânimo, mas também para encerrar o dia com a consciência de que ele foi produtivo". Permanecer em casa esporadicamente é gostoso, mas dependendo da frequência pode levar à monotonia.


Obs.: Tento não cancelar nenhum compromisso e me esforço para tornar meu dia produtivo, e se vou sair, invisto no visual, já que em casa, em dias frios, costumamos 'mendigar' nas roupas.

3. Aproveite o sol

Já foi comprovada a relação da serotonina com o humor. Esse neurotransmissor é responsável por liberar diversos hormônios que regulam - entre outras coisas - o sono, o apetite e o humor. Pessoas com depressão, por exemplo, têm níveis baixíssimos de serotonina no sistema nervoso, explica a psicóloga Denise. O que isso tem a ver com o sol? Tudo! A falta de luminosidade ativa uma proteína que bloqueia a ação desse neurotransmissor, impedindo a sua atuação e fazendo com que fiquemos mais tristes e irritados. Portanto, qualquer oportunidade de tomar sol deve ser aproveitada, seja em uma caminhada matinal ou durante o horário de almoço do trabalho.


Obs.: De fato, em dias frios, é gostoso tomar um banho de sol. E mesmo se deixo a janela fechada para não entrar corrente de ar, pelo menos deixo a luz do dia entrar no ambiente.

4. Continue a fazer exercícios

Se o frio é um fator desestimulante para quem vai à academia, talvez seja o momento de renovar o treino. Novos exercícios podem funcionar como incentivo por quebrar a rotina. Outra possibilidade é investir em uma atividade física diferente, como algum tipo de dança ou arte marcial. "O importante é não ficar parado, senão o corpo diminui a produção de serotonina", alerta a psicóloga. Se a academia não funcionar, adote o hábito de ir a pé ao supermercado ou acordar mais cedo para fazer uma caminhada.


Obs.: Ok. Esse é um fato pendente nessa fase da minha vida. Já frequentei muitos anos de academia na adolescência e algumas vezes na vida adulta, mas meu ritmo não está permitindo um rotina de exercícios, por isso, pelo menos, evito usar elevador ou escada rolante (no prédio onde moro e no shopping) e de vez em quando me esforço em pegar ônibus ao invés de ir de carro pra faculdade.

5. Use a criatividade

É inevitável que passemos mais dias dentro de casa no inverno. Por isso, seja criativo e mantenha-se ativo mesmo nos limites do lar. Criar jogos interativos com os filhos, tirar o dia para cozinhar, assistir filmes e ler livros são apenas algumas das sugestões que Denise recomenda. Não desperdice o seu tempo mudando o canal da TV freneticamente ou tirando cochilos sem nem mesmo estar com sono.

Obs.: Basta analisar todos os meus blogs para saber que me esforço bastante para tornar meus dias produtivos, com receitas, filmes, livros e afins. Também gosto de zapear pela TV de vez em quando e navegar na web. Mas JAMAIS durmo sem estar com sono. Nem consigo. Prefiro ver filmes ou ler alguma revista.

6. Cuide do lar

Para algumas pessoas, problemas respiratórios são infalíveis com a chegada do inverno. O que nem todas elas sabem é que parte do problema pode estar dentro de casa. A começar pela falta de ventilação. Com o objetivo de manter os cômodos menos gelados, portas e janelas permanecem fechadas o dia todo, promovendo a concentração de vírus e bactérias, explica o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura, de São Paulo. Assim, manter a casa arejada é essencial.

Além disso, higienizar os ambientes, eliminando o pó, tirando o mofo, lavando roupas que ficaram muito tempo guardadas e trocando as roupas de cama com frequência podem minimizar os problemas. Mas não exagere. Silvio alerta que o excesso de limpeza também não é recomendado. O uso de produtos muito fortes como água sanitária e alguns alvejantes pode incomodar o aparelho respiratório.

Obs.: Tenho sérios problemas em deixar as janelas abertas. No verão, por medo de insetos indesejados (baratas. argh!) e no inverno por causa do frio, mas pelo menos as do banheiro, da área de serviço ficam abertas e às vezes abro do quarto e sala. Vou me esforçar mais!

7. Controle a vontade de comer

"Ter autocontrole para não sair comprando ou devorando alimentos que combinam perfeitamente com o inverno, como chocolate, é uma questão de treino", conta a psicóloga Denise. Portanto, o frio não é desculpa para quebrar a dieta. É realmente tentador encher o prato de coisas quentes, deixando de lado frutas, legumes e verduras. Lembre-se, entretanto, que logo mais chegará o verão e, por certo, você vai desejar estar com o corpo em forma.


Obs.: Concordo que no inverno é mais difícil comer frutas e verduras, mas ainda assim eu me esforço para compor um cardápio variado. Frutas adocicadas são mais gostosas no inverno, como a banana. Para ficar mais agradável, ela pode ser salpicada com aveia e chocolate em pó, fica gostoso e é rico em fibras. E as verduras frias, podem ser trocadas por legumes cozidos, como couve-flor, brocólis, cenoura, com um pouco de manteiga ou numa deliciosa sopa.

8. Abuse da água

O inverno tende a ser uma estação em que o ar fica mais seco. Por isso, hidratar-se é essencial. Isso não quer dizer apenas que você deve tomar mais água, mas também que deve tentar deixar o ambiente em que está mais úmido. Para isso, há diversas técnicas, desde a bacia de água até a toalha molhada. Entretanto, como a evaporação não é tão grande quanto no verão, o mais recomendado é utilizar um umidificador, sem exageros. 

 
Obs.: Os chás também são ótimas opções no inverno para se hidratar. Contém água, não são calóricos e podem ficar deliciosos com lascas de gengibre, mel e limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário