quarta-feira, 31 de agosto de 2011

10 lições de Steve Jobs!

Em dias que o mundo parece estar contra nós ou tudo conspira para nos derrubar, é importante lembrar que muitas pessoas de sucesso sempre dizem as mesmas coisas, como é o caso de Steve Jobs, um magnata e inventor americano, co-fundador, ex-presidente e ex-diretor executivo da Apple Inc., então não custa lembrar delas de vez em quando, e 'ficar firme' como diz Marcelo Jeneci na letra "Felicidade".

"Tem vez que as coisas pesam mais do que a gente acha que pode aguentar.
Nessa hora fique firme, pois tudo isso logo vai passar.
Você vai rir, sem perceber, felicidade é só questão de ser.
Quando chover, deixar molhar pra receber o sol quando voltar."


Acredito que não existam acasos. No exato momento em que eu precisava 'ouvir' estas palavras para me fortalecer, elas me encontraram!! Aqui está minha fonte, lições postadas e traduzidas em outro blog, que agora compartilho aqui! 

10 lições de Steve Jobs!

1. A inovação não tem limites. O único limite é a sua imaginação!

2. Não existem atalhos para a excelência.Tem de se comprometer em fazer da excelência a sua prioridade. Use os seus talentos, capacidades e competências da melhor forma possível e passe adiante dos outros oferecendo aquele pequeno extra. Excelência não é dificuldade - simplesmente decida agora mesmo dar o seu melhor - e ficará supreendido com o que a vida lhe devolverá.

3. A única forma de realizar um trabalho grandioso é gostar do que faz. Se ainda não o encontrou, continue a procurar. Não se acomode. Como em todas as questões de coração, saberá quando o tiver encontrado! Faça o que gosta. Procure uma ocupação que lhe dê sentido, perspectiva e satisfação na vida. Você pula da cama numa segunda de manhã e anseia pela semana de trabalho? Se a resposta for não, continue a procurar, saberá quando tiver encontrado.

4. Viva de uma forma eticamente responsável. Tente fazer a diferença neste mundo e contribuir para um bem mais elevado. Vai descobrir que isso trará mais sentido à sua vida. Há sempre tanto que pode ser feito. E discuta com os outros sobre aquilo que faz. Não pregue, nem seja dono da verdade ou fanático acerca disso, pois isso só afastará as pessoas, mas ao mesmo tempo não se envergonhe de dar o exemplo e aproveite as oportunidades que surgem para que os outros conheçam o que você faz.

5. Existe uma frase no Budismo, 'mente de principiante' e é maravilhoso ter uma mente de principiante. É o tipo de mente que consegue ver as coisas como elas são, que passo a passo pode compreender a origem natural de qualquer coisa. A "mente de principiante" é a mente que é inocente de preconcepções e expectativas, julgamentos e preconceitos. Pensem na "mente de principiante" como aquela que encara a vida como uma criança pequena, cheia de curiosidade, maravilha e espanto.


6. A maioria dos telespectadores sabe que o hábito de ver TV é um entorpecedor da mente e um desperdício, mas mesmo assim passa a maior parte do tempo em frente a ela. Mas, cuidado, o uso intenso do computador também podem desligar o nosso cérebro!Não é possível estabelecer uma conversa com quem apenas mantém a mente entorpecida!

7. Não existe uma pessoa de sucesso que não tenha falhado ou cometido erros. Existem pessoas de sucesso que cometeram erros e que mudaram as suas vidas em resposta a estes erros, acertando na vez seguinte. Olharam para esses erros como avisos e não como sinais de inadequação sem esperança. Nunca cometer um erro, significa nunca viver a vida de forma plena.

8. Use os princípios socráticos na sua vida, no seu trabalho, na sua aprendizagem, nas suas relações. Não são sobre Sócrates, são realmente acerca de si e da forma como poderá trazer mais verdade, beleza e bem-estar para a sua vivência diária.

9. Estamos aqui para deixar a nossa marca no universo. Senão, porquê estar aqui? Sabia que todos nós temos grandes coisas para alcançar na vida? E sabia que essas coisas grandiosas vão ficando empoeiradas, enquanto você se serve de outra xícara de café e decide "ruminar" sobre elas em vez de agir? Todos nascemos com uma dádiva que informa todos os nossos desejos, interesses, paixões e curiosidades. Esta dádiva é, de fato, o nosso propósito. E ninguém precisa de permissão para decidir o seu propósito. Nenhum patrão, pai, padre ou outra autoridade poderá decidir por você. Encontre esse propósito!

10. O seu tempo é limitado, por isso não o gaste vivendo a vida de outra pessoa. Não se deixe encurralar pelo dogma que é viver com os resultados do pensamento de outra pessoa. Não deixe que o ruído de outras opiniões seque a sua voz interior. E, mais importante, tenha a coragem de seguir o seu coração e intuição. Eles de alguma forma já antecipam aquilo que você deseja ser. Todo o resto é secundário! Permita-se uma hipótese de alimentar as suas qualidades criativas num ambiente sem medo e sem pressão. Viva uma vida que tenha escolhido e seja o seu patrão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário