terça-feira, 23 de agosto de 2011

Com que tapete eu vou?!!

Ainda no clima de ajustes no apê novo, muitas dúvidas pairam sobre minha cabeça na hora de escolher os tapetes dos ambientes que delimitam a sala de estar e jantar.

Tenho um ambiente integrando cozinha, salas e sacada, com uma cortina marrom escuro e paredes no tom 'areia' (ou café com leite clarinho).

Gostei dos mais macios, mas todo mundo fala que são os mais difíceis de manter limpos! Será?! Como escolher?! E qual o tamanho certo?! 

Para tentar tirar algumas dúvidas, fui atrás de dicas e compartilho algumas bem bacanas aqui!!




por Gabriela Pestana e Nuria Uliana 
(e adaptada para este blog)

1 - Qual o tamanho ideal do tapete para a sala de estar?

O tapete deve ter uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais. Não sendo possível, o ideal é que o tapete avance pelo menos 30cm para baixo do sofá”, diz Daniel Al Makul, diretor de marketing e vendas da Casa Fortaleza.

2 - Qual é a regra para a sala de jantar?

“As cadeiras devem ficar dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso”, diz Maria Lúcia Quaglio. Para isso, reserve 60cm de tapete de cada lado para movimentá-las com conforto. Assim, elas não vão enroscar no tapete.

3 - É possível usar dois tapetes estampados no mesmo ambiente?

Sim, desde que o matiz seja o mesmo, difícil é combinar tapetes muito modernos com clássicos. Também é possível usar um tapete listrado e outro floral. Se achar a combinação ousada, opte por um modelo estampado e um liso num dos tons de destaque do estampado. Atualmente, usa-se muito a opção de um único tapete que ocupe as salas de jantar e estar. Essa é a tendência.

4 - Tapete de fibra fica bem com modelo de náilon no mesmo espaço?

 “É possível, desde que a fibra seja mais elaborada que a dos modelos rústicos. Hoje, existem composições refinadas, com cânhamo, aloe e seda, que não brigam com os tapetes de náilon”, diz o arquiteto Diego Revollo. Para a designer Maria Lúcia Quaglio, o cuidado com o excesso de têxturas deve ser levado em conta a fim de não poluir o visual. “É permitido desde que os modelos estejam de acordo com os revestimentos utilizados nas paredes e móveis do projeto.”

5 - Como deve ser feita a manutenção dos tapetes de náilon, lã e fibra?

Fuja das receitas caseiras: com elas, o prejuízo pode ser maior. Em regras gerais, use aspirador duas vezes por semana. Para eliminar manchas, apenas sabão e detergente neutros. Na dúvida, consulte o fabricante. E atenção: alguns tira-manchas podem danificar os fios.

E mais...

por Cantinho das Casadas
(adaptada para este blog)



Obs.: Os tamanhos mais comuns são 180cm x 120cm e de 180cm x 275cm.

1. Os tapetes criam espaços. Se colocar dois tapetes de igual tamanho no mesmo ambiente, parecerá que está dividido em dois. Você pode colocar dois tapetes iguais ou combiná-los. Se utilizar dois tapetes no mesmo ambiente, podem ser com as estampas diferentes, mas sempre combinando as cores entre eles.

2. Para escolher o estilo, você pode combinar as paredes e os estofados com o tapete. Se o estofado e as paredes têm um design muito elaborado, o tapete deverá ser discreto. Se as paredes e estofados são em tons suaves, o tapete deverá ter um design mais colorido, acrescentando um toque chique no espaço. A cor dos tapetes deverá estar sempre em harmonia com os móveis e a decoração em geral.

3. Para escolher a cor, lembrar que tapetes em tons escuros diminuem o ambiente, o de tons claros o aumenta. Os tons escuros são mais fáceis de limpar, mas não são aconselhados em ambientes pequenos. Entre as cores quentes estão: amarelos, laranjas e vermelhos aumentam e dão uma sensação de bem-estar. Entre as cores frias o azul, verde e violeta diminuem os ambientes e dão uma sensação de frescura. Cores Neutras: Combinam bem com todas as decorações, natural, bege e cinza.

4. Como escolher os Tipos:

• Buclê (ou Boucle): De aspecto compacto, pêlo largo enrolado (como um cacho), ideal para ambientes de estilo moderno. É muito confortável.

• Alto Trânsito: Se utilizam em escritórios, comércios. De pêlo curto, fáceis de limpar. Ideal se tem bicho de estimação.

• Pêlo Cortado: Similar ao de buclê, mas com o cachinho cortado. É muito elegante e confortável.

• Patchwork: De couro, ideais para casas rústicas, para colocar debaixo de um sofá ou da mesa de centro.

• Fibras naturais: de coco, sisal, lã e seagrass (de algas). Também podem vir com bordas de algodão, chenille, ou outro material. Ideal para salas contemporâneas.

5. Como escolher o Material:

Polipropileno: Fibra mais resistente às manchas, fácil de limpar.

Lã: A lã, um material resistente e altamente usado, é o elemento-chave dos tapetes de pêlo de alta qualidade. Os tapetes de lã têm maior durabilidade que os sintéticos e naturalmente resistem à formação de ácaros, que pode provocar as alergias. A qualidade da lã determina a resistência do tapete a desgaste e danos.

Algodão: Os tapeceiros geralmente usam o algodão juntamente com a lã. Os tapetes de lã com algodão têm um agradável “toque no pé” e geralmente custam menos que os tapetes inteiramente de lã. Porém, o algodão tende a se desgastar mais rapidamente do que a lã.

 • Nylon  ou Antron: É a melhor fibra, é resistente ao trânsito, aos insetos, umidade e quase a qualquer tipo de manchas. Muito fácil de limpar.

Os tapetes são feitos principalmente a partir de fibras naturais. As fibras sintéticas incluem nylon e polipropileno, que são fáceis de manter e menos custosas do que as fibras naturais. 

Algodão, lã, coco e sisal, são materiais muito populares em tapetes ecológicos. A escolha do material dependerá de onde vai ser colocado o tapete e do seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário