quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como tirar manchas de roupas roupas!


Para pessoas desastradas como eu, seguem algumas dicas básicas de como tirar manchas de roupas. Os resultados não são garantidos, mas tentar não custa nada, né?!

Mais uma matéria bacana do site Cambito.

Barro
Deixe o barro secar e raspe toda a parte dura. A mancha que sobrar deve ser lavada com água fria e sabão. Se, mesmo assim, não sair, tente passar água com vinagre ou com amoníaco.

Café, Chá ou Chocolate
Molhe imediatamente com água fria e, depois, esfregue com um pano embebido em vinagre branco. Pingue sobre a mancha água oxigenada de 10 volumes. Deixe por alguns minutos e lave normalmente.

Chiclete
Se puder, coloque a roupa na geladeira para endureçer a mancha. Se o congelador estiver cheio, passe uma pedra de gelo até que o chiclete endureça. Depois, raspe a parte dura e lave normalmente.

Frutas e Legumes
As manchas de frutas e verduras, como os tomates, fixam-se nas roupas se forem expostas ao calor - como o do ferro de passar, por exemplo! Passe imediatamente na mancha um pano embebido em vinagre branco (roupas delicadas) ou em água oxigenada 10 volumes (roupa mais resistente). Depois, lave a peça.

Graxa
Uma boa maneira de limpar mancha de graxa é criando outra mancha! Passe manteiga sobre o pedaço de roupa manchada. Deixe agir por algumas horas e, depois, tire a gordura raspando cuidadosamente com uma faca ou espátula. Depois, limpe a mancha da manteiga (ver "Gordura").

Gordura (óleo, manteiga, margarina)
Primeiro, dissolva a mancha esfregando-a levemente com um solvente apropriado para tecidos. Depois, polvilhe o local com talco neutro - o talco irá absorver a mancha. Deixe agir por umas três horas e, depois, apenas escove a roupa.

Outra maneira de tirar manchas de gordura é umedecer a mancha e passar por cima dela uma pasta feita com sapólio, água e algumas gotas de hipoclorito de sódio. Deixe por alguns minutos e lave normalmente.

Se a mancha foi no sofá, tire os resíduos de gordura com talco e, se necessário, passe depois um pano umedecido em água com amoníaco.

Sangue
Mancha de sangue deve ser lavada com água fria e sabão de côco durante alguns minutos. Se não sair, passe água oxigenada (se o tecido for resistente). Deixe agir por algum tempo e, depois, lave. Se o tecido for colorido ou delicado, experimente desfazer um comprimido de aspirina em um copo de água. Mergulhe a mancha nessa mistura por algum tempo e, depois, lave normalmente.

Tinta de caneta esferográfica
Se a mancha for sobre tecido de algodão, tire com solvente apropriado para tecidos; se for em tecido de lã, esfregue levemente com álcool; e, se for sobre poliéster, basta tirar com solvente incolor para esmalte de unhas. Sempre lave a peça normalmente depois da aplicação.

Transpiração
Em tecidos resistentes, esfregue a mancha com água oxigenada. Se o tecido for mais delicado, deixe de molho durante cerca de dez horas em uma mistura de água fria e vinagre branco.

Derramou no tapete?
Tire a mancha o mais depressa possível. Se for comida, cubra a mancha com papel absorvente e pressione com cuidado. Depois, passe uma escovinha com água morna e sabão de côco, de leve, e retire o sabão. Para tintas e outros produtos fortes, use o tira manchas indicado pelo fabricante.

Atenção:
Cambito - Mingau Digital não garantem os resultados, são apenas sugestões gerais. Use sempre o bom senso e siga as recomendações do fabricante quanto ao melhor tratamento para a sua roupa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário