sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Receita: hamburguer caseiro

 

Hoje é sexta-feira, dia para descansar, e fiquei pensando em fazer algo diferente pro jantar. Eu e meu maridinho decidimos ficar em casa, curtinho esse friozinho e a companhia um do outro. Para escapar do espaguete ao sugo (amo) com vinho, café da tarde, pizza pronta e outros quitutes, já conhecidos, resolvi me arriscar a fazer um hamburguer caseiro, aproveitando tudo que tinha em casa: pão de sanduíche, suco de laranja, carne moída...

Deu muito muito certo e compartilho com vocês essa delícia. Garimpei 3 receitas diferentes na internet e inventei a minha própria, super fácil de fazer e bem mais saudável que o hamburguer processado. Ficou uma janta gostosa e leve, por mesclar salada, pão e proteína da carne. E meu marido insistiu em não tomarmos refri (meu vício), então o suco pronto caiu super bem!!
Confira!!

Ingredientes:

250g de filé de carne moída crua (rende 4 porções)
1 ovo (batido numa tijela com garfo)
2 c.s. de aveia em flocos OU farinha de rosca
1/2 cebola média bem picadinha
temperinho verde bem picadinho (salsinha e cebolinha)
tempero ou sal a gosto (usei 1/2 colher de tempero da casa)
manteiga (se quiser para 'fritar')

Ingrediente para o lanche:

-2 fatias de pão de forma (ou hamburguer) 'douradas' na frigideira.
-1 f. de queijo
-1 ovo
-folhas de alface e rodelas de tomate
-molhos: maionese, ketchup e mostarda


Passo 1:
Misture a cebola, tempero verde e carne moída num refratário. Acrescente o ovo e misture. Depois acrescente a aveia e o tempero e misture novamente até ficar bem homogêneo. Pegue uma bolinha com a colher e molde no prato até ficar com o formato de hamburguer.

Passo 2:
Unte a frigideira com um pouco de manteiga e com uma espátula coloque o hamburguer para 'fritar'. Deixe dourar de um lado e depois vire.

Passo 3:
Para preparar o lanche completo, coloque a fatia de queijo por cima da parte já dourada do hamburguer e deixe derreter. (pode usar uma fatia de presunto também). Depois frite o ovo na mesma chapa (frigideira) e monte o lanche nesta ordem: fatias douradas de pão, maionese nas duas fatias, alface e tomate de um lado, hamburguer com queijo e o ovo do outro. Coloque o ketchup e mostarda em cima do hamburguer e junte as duas partes. Está pronto!!!

Obs.: Se preferir, existe a opção vegetariana, trocando a carne moída por soja moída (já preparada e temperada), vendida em lojas especializadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário