Há algum tempo compartilhei a experiência de um bazar entre amigas aqui. Diante de peças bacanas, mas sem uso, encontrei uma forma menos dolorosa de me desfazer de itens que me acompanharam em diversas fases da vida.
Depois de doar muita coisa, o bazar foi uma forma simbólica de me desprender de peças especiais, sem pesar tanto na consciência. Foi muito bacana ver minhas amigas usando roupas lindas que eu não usava mais e tinha dificuldade de me desfazer. Fica a dica!!!
E abaixo, encontrei uma matéria bacana sobre o assunto!!! Quem sabe eu não organizo a 2ª Edição ainda este mês?!
Ganhe uma graninha extra com aqueles artigos que você não usa mais
Sabe aquela roupa, aquele acessório ou sapato que você comprou, quase nem usou e hoje parece inútil dentro do guarda-roupa? Antes de fazer qualquer coisa com as peças, que tal dar uma boa repaginada no roupeiro organizando um bazar de troca ou venda dos artigos para as amigas? É uma boa alternativa para você, que vai ganhar uma graninha extra, e para as suas amigas, que vão renovar o armário sem afetar muito o bolso. Confira um passo-a-passo de tudo o que você precisa para organizar uma feira de troca de roupas.
1. Escolhendo um local para o evento
A primeira coisa que você deve pensar é no local onde vai ser realizado o bazar. A jornalista Luísa Fedrizzi, que já organizou diversos bazares, afirma que alguns bares e cafés, ou também uma casa de chá.
Ela e as amigas fizerem algumas edições do brechó, em 2009 e graças a boa divulgação, as meninas conseguiram chamar a atenção de um bom número de pessoas. “Organização e divulgação é tudo. Nosso primeiro bazar não deu certo porque não nos programamos direito. Depois, mais preparadas, avisamos nossas amigas e conhecidas. Queríamos fazer com que as pessoas perdessem o medo de comprar em brechó e acho que funcionou”, concluiu Luísa.
2. Organizando o bazar
Para o evento, você deve providenciar objetos como araras e cabides para expor as roupas, (encontre lugares para instalações comerciais, aqui) um biombo, para formar uma espécie de cabine, onde as pessoas vão experimentar os produtos e um espelho de corpo inteiro, é claro. Também é interessante confeccionar convites personalizados com as informações básicas do bazar e decorar o espaço, deixando-o mais aconchegante e receptivo.
1. Escolhendo um local para o evento
A primeira coisa que você deve pensar é no local onde vai ser realizado o bazar. A jornalista Luísa Fedrizzi, que já organizou diversos bazares, afirma que alguns bares e cafés, ou também uma casa de chá.
Ela e as amigas fizerem algumas edições do brechó, em 2009 e graças a boa divulgação, as meninas conseguiram chamar a atenção de um bom número de pessoas. “Organização e divulgação é tudo. Nosso primeiro bazar não deu certo porque não nos programamos direito. Depois, mais preparadas, avisamos nossas amigas e conhecidas. Queríamos fazer com que as pessoas perdessem o medo de comprar em brechó e acho que funcionou”, concluiu Luísa.
2. Organizando o bazar
Para o evento, você deve providenciar objetos como araras e cabides para expor as roupas, (encontre lugares para instalações comerciais, aqui) um biombo, para formar uma espécie de cabine, onde as pessoas vão experimentar os produtos e um espelho de corpo inteiro, é claro. Também é interessante confeccionar convites personalizados com as informações básicas do bazar e decorar o espaço, deixando-o mais aconchegante e receptivo.
Compre embalagens e sacolas para embrulhar as mercadorias vendidas e etiquetas para informar o preço. Puffs e cadeiras precisam estar bem distribuídas no ambiente por que nem sempre os consumidores estão dispostos a colocar os produtos no seu devido lugar.
3. Sobre os produtos
É necessário observar se as roupas, acessórios ou sapatos estão em boas condições para a venda. Peças furadas, desgastadas e mais velhinhas não entram no brechó. Tudo deve estar limpo, passado e bem cheiroso.
É necessário observar se as roupas, acessórios ou sapatos estão em boas condições para a venda. Peças furadas, desgastadas e mais velhinhas não entram no brechó. Tudo deve estar limpo, passado e bem cheiroso.
Se estiver faltando botões em uma camisa, por exemplo, é preciso consertar ou comunicar o cliente da falta do botão. As roupas podem estar mais baratas, mas isso não significa que elas podem estar com qualquer estado. Além disso, as peças devem estar na moda e de acordo com a estação, afinal, vender roupas da estação oposta não atrai as pessoas.
10 dicas para um bazar de sucesso
- Fazer o bazar no início do mês, porque é quando as pessoas recebem o salário.
- Conferir a previsão do tempo, se estiver chovendo ou se estiver muito calor, as pessoas podem não ir.
- Se o bazar for num café ou num bar, cuidar para que o cheiro dos alimentos não fique nas roupas.
- Escolher um local acessível, central.
- Oferecer bons descontos.
- Se você tiver ou conseguir fazer uma parceria para utilizar a máquina de cartão de crédito de algum comerciante, suas vendas podem aumentar.
- Fazer uma boa divulgação nas redes sociais e por e-mail.
- Ter uma boa variedade de produtos (roupas e acessórios).
- Colocar um banner na frente do local pode chamar mais atenção.
- Se o bazar for entre amigas, estabelecer um padrão de preços para não criar uma concorrência desleal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário