Hoje a Escola da Ilha reuniu diversos trabalhos desenvolvidos durante a primeira parte do ano, no tradicional Encontrão Cultural. Participei pela primeira vez, com a I Mostra Livre de Fotografia da Oficina de Cinema e aproveitei para passear pelas salas e conhecer um pouco mais do trabalho dos outros colegas professores.
Foi neste passeio que me deparei com trabalhos fantásticos, postados com maior atenção aqui. Mas quando o assunto é sustentabilidade e aproveitamento de material reciclado, tão citados aqui no blog, não poderia deixar de fazer um post especial sobre o trabalho dos alunos do 2º ano E.F., organizado pela Profª Kênia: "Qual a sua invenção?!"
Selecionei aqui algumas invenções bacanas, que podem ser aplicadas no nosso dia-dia como maneiras sustentáveis de aproveitar os resíduos inorgânicos que produzimos. O lixo é luxo!!
Invenções que servem como decoração barata e criativa, como a girafa feita de caixas de leite, que armazena vasos de flores e podem dar um ar divertido a um quarto de brinquedos...
Ou ainda, invenções que podem ser usadas como saídas práticas e sem custo, para algumas utilidades domésticas, como é o caso do puxa-saco, feito com garrafa de amaciante e decorado com desenhos infantis...
E aqui, um porta-lápis colorido, feito com caixas de vários tamanhos, coladas, coloridas e decoradas, dando um ar descontraído para um home office ou para o quarto das crianças....
E por fim, na hora do lanche, do acampamento ou do aniversário, que tal um porta-sucos divertido?! (invenção já citada aqui no blog)
A brincadeira de inventar é uma forma de estimular as crianças a dar forma para itens, muitas vezes julgados inúteis, e iniciar desde a mais tenra idade, a responsabilidade social e ambiental, tão necessárias nos dias atuais!!
Encerro com a foto dos bloquinhos dos alunos do Infantil II, confeccionados com papel reciclado artesanal e industrial, onde todo o processo foi registrado em fotos e cada um assinou seu nome. Até eu fiquei com vontade de fazer!!!
Muito legal... Acho que vou aproveitar algumas...
ResponderExcluir